sábado, 11 de abril de 2009

DICAS DE FILME


Que tal aproveitar e curtir um filme sobre o tema? Confira: REVOLUÇÃO RUSSA


Redis
Encouraçado Potemkin - obra-prima do mestre do cinema Eisentein. Doutor Jivago - filme antigo mas vale a pena

Outubro - do cineasta Sergei Eisenstein
Cuidado com Anastasia. A animação é extremamente fantasiosa ao mostrar a monarquia czarista como um conto de fadas.DICA: Álbum com fotos do último Czar da Rússia e propaganda soviética Dica da Luisa Capellini (9ª A): O Mistério de Anastasia

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

RIVALIDADES IMPERIALISTAS :

a)anglo-alemã :- A origem dessa rivalidade entre a Inglaterra e a Alemanha foi a competição industrial e comercial.

b) Franco-alemã :- Na França, o antigermanismo também era muito forte, devido à derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana e à perda da Alsácia-Lorena para a Alemanha.

c) Austro-russa:-A Rússia desejava dominar o Império Turco-Otomano, a fim de obter uma saída para o mar Mediterrâneo,e, também, controlar a península Balcânica

NACIONALISMOS :

•Pan-eslavismo :- liderado pela Rússia (que buscava uma saída livre para o Mediterrâneo), pregava a união de todos os povos eslavos da Europa oriental, principalmente aqueles que se encontravam dentro do Império Austro-Húngaro.

b) Pan-germanismo :- liderado pela Alemanha, pregava a completa anexação de todos os povos germânicos da Europa central.

c) Revanchismo francês :- com a derrota da França, em 1870, na guerra contra a Alemanha, os franceses foram obrigados a ceder aos alemães os territórios da Alsácia-Lorena, região rica em minérios de ferro e em carvão. A partir dessa guerra, desenvolveu-se na França um movimento de cunho nacionalista-revanchista, que visava desforrar a derrota sofrida contra a Alemanha e recuperar os territórios perdidos.

ATENTADO DE SARAVEJO

No dia 28 de junho de 1914, na cidade de Sarajevo, na Bósnia, o herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente com sua esposa. O responsável pelo atentado foi um estudante sérvio Gavrilo Princip, membro de uma organização nacionalista chamada União ou Morte, cujo braço armado era o grupo terrorista Mão negra. Esse acontecimento foi o estopim para a eclosão da guerra. A Áustria culpou a Sérvia pelo assassinato e lhe declarou guerra. A Alemanha se declarou solidária com a Áustria. Por sua vez , a Rússia apoiou a Sérvia, e, finalmente, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. Dava-se início ao grande conflito mundial.

ENTRADA DOS ESTADOS UNIDOS:- NOVA GUERRA DE MOVIMENTO.
- Seguindo os Estados Unidos, outros países americanos, inclusive o Brasil (que também teve seu navio Paraná afundado pelos alemães), engajaram-se no conflito ao lado da Entente.