sábado, 16 de maio de 2009

MANIFESTO DE REPÚDIO

MANIFESTO DE REPÚDIO

Como professora de História e em nome de todos professores de Geografia e História -Venho pelo presente manifestar o repúdio pela forma expressar que esta sendo conduzida a redução das aulas de História e Geografia. Sendo que em algumas cidades já foi excluído da grade horária aulas de História a partir do segundo ano médio (regular). A versão apresentada, apesar de não nos atender na sua plenitude,e inadmissível um país lutou tanto pela democracia e liberdade, seja surpreendido , com uma noticia desta.

Se chegamos a onde chegamos é porque muitos lutaram pelo direito a liberdade e tiveram , acima de tudo a preocupação com novas gerações , para uma consciência política e a liberdade e se expressar.

Sou favorável à existência de filosofia e sociologia dentro dos currículos. Estudei em uma época em que tínhamos uma modalidade de ensino mais clássico, com filosofia em todos os anos.

Foi uma herança do regime militar tirar essas aulas. Foram absurdos cometidos ao longo dos anos que, evidentemente, precisam ser corrigidos. Mas a História tem também sua parcela em todo processo e ela não e menos importante que outras matérias.

História é a ciência que localiza o homem dentro da temporalidade. Faz com que ele tenha noção de se perceber no mundo em que vive, [ensina a] fazer comparações com outros tempos, trazer o passado para o presente e criar ensinamentos para o futuro. É, portanto, uma disciplina fundamental para a formação de qualquer cidadão em qualquer lugar do mundo. Tirar aulas de história é tirar a formação do espírito crítico.

A aula de história tem uma outra finalidade. Cada qual tem seu espaço no pensamento e na formação do conhecimento do aluno. Retirando uma, retira-se um espaço da formação E mais surpreendente ainda que muitos de nossos parlamentares estão , estáticos, sem nenhuma preocupação . o que esta sendo feito junto as lideranças políticas essa e a minha pergunta ?deputados, senadores e a opinião publica não conta mais.?
Ou como dizem por ai... muitos estão pouco se lixando.......
Assim, peço::
• Mais respeito
• Repúdio a qualquer forma de supressão
• Contra qualquer forma de cerceamento da atividade que impeça formação do individuo com espírito crítico
Conto com o apoio e solidariedade de todos os interessados Nuccia Alves *

quinta-feira, 14 de maio de 2009

DICAS DE HOJE ( FILMES)


Síntese do Filme: O Nome da Rosa

SINOPSE

Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas. A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.

PRECONCEITO



Olá pessoal!
Seguindo a ideia do nosso tema transversal "Cuidar de mim para cuidar de todos" no aspecto do "Cuidado com os pobres, oprimidos e excluídos", utilizar a hora cívica desta quinta-feira será um bom momento para refletirmos:
Dia 13/05/09 completa 121 anos da Lei Áurea (13/05/1888), que aboliu a escravidão negra no Brasil, mas as estatísticas atuais do IBGE impressionam:
- em cada grupo de 100 pessoas mais pobres, 73 são negras ou pardas;
- são também 7 em cada 10 analfabetos;
- dos universitários brasileiros, são negros e pardos SOMENTE 3%!
Ninguém se admite racista, mas todos sabemos de casos de racismo. Isso mostra que ainda temos muito que melhorar.

DICAS:
A IGUALDADE QUE NÃO VEIO
Site da ONG Diálogos contra o racismo
Dados da desigualdade racial no Brasil
Vídeos legais
Vamos refletir!
Abraços



http://www.8ahistoria.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de maio de 2009

GALERA DO 3ª COC ... AI ESTA O TRABALHO ..ESTUDEMMM



BOM TRABALHO E ESTUDE.....

1)Explicar a razão da hegemonia americana pós II Guerra Mundial.
2)Explicar o alargamento do comunismo na Europa?

3)Explicar o antagonismo de blocos?

4)Explicar em que consistiu o Plano Marshall?

5)Explicar os principais focos de tensão da guerra fria?

6)Explicar a situação que conduziu ao Bloqueio de Berlim?

7)Explicar a formação da União Europeia?

8)Explicar a Oposição ao Regime ditatorial salazarista?

9)Explicar a recusa da democratização por parte do Governo em relação às colónias?

10)Explicar em que consistiu a Guerra colonial?

11)Explicar a Primavera Marcelista?

12)Explicar o franquismo?

13)Explicar nazismo?

14)Explicar fascismo?

15)Quais as semelhaças e diferanças entre franquismo, nazismo,fazismo?

16)Descreva a situação do império russo no final do século XIX?
Quais foram as principais reformas adotadas pelo governo de Kerenski?

17)Quais foram as principais medidas adotadas pelos comunistas que tomaram
o poder em outubro de 1917?

18)O retorno a uma semi-economia de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada. (Martin Malia. Entender a Revolução Russa.)
a) Estabeleça a importância da NEP dentro do contexto socialista implantada por Lênin.
b) O que eram os 'soviets' e qual o seu papel no processo revolucionário?

19)Em 2004, a União Européia incorporou vários países do Leste Europeu que no passado fizeram parte da União Soviética ou estiveram sob a sua esfera de influência. Levando em conta essa afirmação, bem como seus conhecimentos, responda às questões propostas.
a) Qual o nome do modelo de sociedade implantado na União Soviética?
b) Qual era a referência teórico-ideológica desse modelo?
c) A partir de que momento histórico o modelo de estado soviético foi implantado na Europa? Como se deu essa implantação?
d) Apresente três das principais características desse modelo e cite dois países da Europa que o adotaram.


20) Qual a teoria do Estado formulada por Mussolini? Em que se baseava?

21) Em que medida a situação do pós-guerra propiciou o avanço do nazismo
na Alemanha?

22)Apesar de o nazismo ser muito semelhante ao fascismo italiano, que novos
elementos os nazistas incorporaram ao ideário totalitário?

23)Por que ocorreu a Guerra Civil Espanhola?

DICAS DE HOJE ( FILMES)


Durante a 2ª Guerra Mundial o exército norte-americano usava a língua dos índios navajos em suas mensagens secretas. Para proteger um soldado de origem navajo, um sargento é escalado para servir como seu guarda-costas. Dirigido por John Woo (A Outra Face) e com Nicolas Cage, Christian Slater e Frances O'Connor no elenco.

CANA DE AÇUCAR

A Cana-de-Açúcar no Brasil: objetivos, implantação, apogeu e queda

Plantio em grande escala da cana transformou o Brasil em principal fornecedor de açúcar para a Europa – até chegar a concorrência

Um dos propósitos para a descoberta de novas terras, na época das Grandes Navegações, era a falta de áreas cultiváveis na Europa em que pudessem prosperar espécies de plantas como a Cana-de-Açúcar, cujo produto, o açúcar, era escasso e caro no Velho Continente. Portugal plantava cana nas ilhas de Cabo Verde, Açores e Madeira. Ainda assim, eram poucas as terras apropriadas para a cultura.

Com a Descoberta do Brasil, a Cana-de-Açúcar foi trazida para a América – as primeiras mudas chegaram em 1532, na expedição de Martim Afonso de Souza –, e aqui a planta espalhou-se no solo fértil de massapê, com a ajuda do clima tropical quente e úmido e da mão-de-obra escrava trazida da África. A descoberta dessa nova colônia enriqueceu Portugal e espalhou o açúcar brasileiro – assim como aquele produzido na América Central, por franceses, espanhóis e ingleses – por toda a Europa.

Principalmente por causa das invasões de estrangeiros no Brasil, tornou-se necessário habitar a nova colônia. Para isso, o rei D. João III dividiu as terras pertencentes a Portugal, conforme o Tratado de Tordesilhas, em capitanias hereditárias, a exemplo do que havia sido feito em Madeira e Açores. As capitanias eram doadas pelo rei aos donatários – fidalgos portugueses que, em troca, deveriam povoar, cultivar, desenvolver e defender, principalmente de invasores, as terras concedidas.

A capitania mais importante na época do ciclo da cana era a Capitania de Pernambuco, que pertencia a Duarte Coelho, onde foi implantado o primeiro centro açucareiro do Brasil. Logo se seguiu o despertar da Capitania da Bahia de Todos os Santos – de Francisco Pereira Coutinho – e, com o desmatamento da Mata Atlântica nativa, os canaviais expandiram-se pela costa brasileira.

No entanto, diferentemente do que acontecia nas terras do norte da colônia, no sul, as capitanias de São Vicente (São Paulo) e São Tomé (Rio de Janeiro) sofriam por estarem distantes da metrópole e dos portos europeus. Isso encarecia o transporte do açúcar, mas não impediu que a cultura também se estabelecesse nessas áreas.

A Espanha, grande concorrente de Portugal, além de plantar cana desde 1506, em Cuba, em Porto Rico e no Haiti – suas colônias –, trazia pedras e metais preciosos das terras do Novo Mundo. Porém, com a adoção de medidas portuguesas que asseguravam a liderança lusitana no mercado açucareiro e a descoberta dos tesouros astecas e das minas mexicanas pelos espanhóis, o interesse da Espanha pelos canaviais se amainou.

A maior conseqüência da penetração de metais preciosos das colônias espanholas na Europa foi o aumento dos preços de produtos considerados de luxo. Essa coincidência favoreceu o domínio português sobre a produção de açúcar no século XVII.

Em 1580, com a morte do rei D. Sebastião, a Coroa Espanhola incorporou Portugal aos seus domínios. A união das coroas não fez bem às relações de Portugal com a Holanda, já que os holandeses eram inimigos dos espanhóis. Nessa época, o açúcar brasileiro seguia em embarcações para ser refinado na Holanda, e quem realmente o comercializava eram os holandeses.

Com a interrupção de relações portuárias entre Portugal e Holanda, a idéia de tomar o Nordeste brasileiro tomou corpo na corte holandesa. Apoiados pela Companhia das Índias Ocidentais, empresa fundada em 1621, e pelos Estados Gerais das Províncias unidas (governo da Holanda na época), holandeses desembarcaram no Brasil em 1630.

Passaram 24 anos entre nós, adquirindo tecnologia e experiência nos engenhos e canaviais. Os holandeses foram expulsos em 1654 mas levaram o conhecimento e as técnicas do cultivo da cana para as Antilhas e para a América Central. Essas terras, que ficavam mais próximas da Europa, substituíram o açúcar brasileiro no mercado e a agricultura brasileira recebeu um grande golpe.

O Nordeste já não podia competir no cenário internacional. A vida social, econômica e cultural brasileira passou por uma grande transformação, e a situação só melhorou quando as colônias européias produtoras de açúcar foram sacudidas por revoltas sociais que desencadearam a independência das colônias. Aproveitando-se disso, produtores brasileiros voltaram a ser os maiores fabricantes de açúcar do mundo.

A abertura dos portos, em 1808, e a Independência, em 1822, também beneficiaram a produção. Mas isso não foi suficiente para retomar a posição de dois séculos atrás.

A agricultura da Cana-de-Açúcar vinha sendo prejudicada pela expansão do cultivo da beterraba – da qual também é extraído o açúcar – na Europa; pela distância entre o Brasil e os portos consumidores; e pelo baixo nível técnico da produção.

O século XIX não foi bom para o Brasil, que caiu para quinto lugar na lista de produtores de cana, com apenas 8% da produção mundial. A economia açucareira teve nova queda e o declínio da produção acentuou-se no fim do século, obrigando o Brasil a voltar-se para o mercado interno, que era pequeno e estava fragilizado pela crise do açúcar.

agora sim terminou ....ERA BUSCH



voltei... vamos terminar o que começamos ...Era Busch...