segunda-feira, 1 de junho de 2009

imperialismo




Imperialismo Norte-Americano na América Latina

Aula 26 - Imperialismo Norte-Americano na América Latina

O imperialismo norte-americano
Pode ser dividido em duas etapas:
Interna: ocupação do território dos Estados Unidos de 1803 a 1853. Com a ocupação de novas regiões do Atlântico ao Pacífico, Destino Manifesto. Guerra Civil (Secessão 1861-1865).
Externa: imperialista, com a Segunda Revolução Industrial.
– 1898 – ocorreu a anexação do Havaí e no mesmo ano a Guerra Hispano-Americana que resultou no Tratado de Paris, marcando a preponderância dos Estados Unidos sobre Cuba; Porto Rico; ilhas Guam e Filipinas.

– O Big Stick (1904) Theodore Roosevelt (1901 a 1909) enviou ao Congresso um documento que ficou conhecido como Corolário Roosevelt, que pode ser entendido como uma complementação da Doutrina Monroe (proibia às potencias estrangeiras estender seus domínios no Novo Mundo) de 1823.
# visando preservar seus interesses econômicos e políticos, os Estados Unidos garantiram-se o direito de interferir nos negócios dos países latino-americanos e se necessário com o uso da força, para garantir seus interesses. (Panamá; República Dominicana; Haiti; Nicarágua).
– 1902  Emenda Platt. Instituía o direito de intervenção dos Estados Unidos no país, além de conceder aos americanos uma área de 117 quilômetros quadrados, a baía de Guantánamo. (a Emenda somente foi retirada em 1934, já no contexto da Política da Boa Vizinhança).

– A Política da Boa Vizinhança (1932) Franklin Delano Roosevelt Embora preservasse a hegemonia norte-americana sobre a América Latina, assumiu uma feição mais cordial. Alinhamento dos países latino-americanos com os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e na Guerra Fria.

– Aliança para o Progresso (Kennedy)  dar assistência às populações carentes da América Latina, visando evitar o surgimento de focos revolucionários que pudessem seguir o exemplo da Revolução Cubana.

– Segurança do Hemisfério  apoio dos Estados Unidos às ditaduras militares implantadas a partir de 1964.

– Defesa dos Direitos Humanos (Jimmy Carter)  redução do apoio dos EUA às ditaduras militares latino-americanas.