sábado, 2 de maio de 2009


FINAL DE SEMANA HORA DE RELAXAR QUE TAL ASSITIR UM FILME ..... PARA DERRETER O CORAÇÃO E ESQUECER QUE TEM SEGUNDA- FEIRA
Sinopse: Evan, garoto criado em um orfanato, possui um dom musical impressionante. Ele é o fruto do encontro apaixonado da violoncelista Lyla e do roqueiro Louis, que foram tragicamente separados pelo pai de Lyla. Cada um seguiu seu caminho, sem saber que Evan estava vivo, e com a única certeza de que haviam sido feitos um para o outro. Evan, em seu coração, nunca perdeu a esperança de encontrar seus pais. Em sua incrível busca, ele foge para Nova York, onde recebe a ajuda do "Mago", um empresário de rua. Uma história comovente, sobre a magia da música e o poder do amor.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

A INDEPENDÊNCIA DOS E.U.A.
(1776)


As Treze Colônias


Ø Colônias do Centro-Norte:

· Colônias de Povoamento
· Agricultura de Subsistência
· Cidades: Boston, Filadelfia, Nova York
· Economia Interna
· Camadas Média e Alta (burguesia)

Ø Colônias do Sul:

· Colônias de Exploração
· Plantation
· Arroz, Tabaco, Algodão
· Escravos e Aristocracia Rural

Fatores

1) Guerra dos Sete Anos (1756-1763)

2) Idéias Iluministas (John Locke, Montesquieu)

3) Revolução Industrial (mercado consumidor e fornecedor - algodão)

4) Leis:

a) Lei do Açúcar (1764)
b) Lei do Selo (1765)
c) Lei dos Alojamentos (1765)
d) Lei do Chá (1773) - "The Boston Tea Party" - 16/12/1773
e) Leis Intoleráveis (1774)

A Luta pela Independência

Ø 1774: Primeiro Congresso Continental da Filadélfia: Declaração de Direitos (ilegalidade dos impostos)

Ø 1775: Segundo Congresso Continental da Filadélfia: conclamou os cidadãos às armas e nomeou George Washington comandante das tropas americanas

Ø 04/Julho/1776: Declaração de Independência redigida por Thomas Jefferson


A Guerra pela Independência

Ø Primeira Etapa: 1775-1778 (tropas coloniais americanas lutaram sozinhas)

· 1775 - Batalha de Lexington
· 1777 - Batalha de Saratoga

Ø Segunda Etapa: 1778-1781 (contaram com o auxílio financeiro e militar da França - Gal. La Fayette e da Espanha)

1781: Batalha de Yorktown
1783: Tratado de Paris (Versalhes)

Ø 17 de setembro de 1787: Constituição dos Estados Unidos da América

· República Federativa Presidencialista
· Separação dos Poderes:
Executivo: Presidente da República
Legislativo: Congresso
Judiciário: Suprema Corte

Ø 1789: George Washington é eleito o primeiro presidente dos EUA

DICAS DE FILME


Sinopse
Benjamin Martin (Mel Gibson) é o herói de um violento conflito. Desde o término da guerra ele renunciou a luta, vivendo em paz com sua família. Quando os ingleses levam a guerra da independência americana para dentro de sua casa, Benjamin não vê outra saída a não ser pegar nas armas novamente, desta vez acompanhado por seu filho idealista (Heath Ledger), e liderar uma brava rebelião em uma batalha contra o implacável e equipado exército britânico. Neste processo ele descobre que o único meio de proteger sua família é lutando pela liberdade da jovem nação.

GLOBALIZAÇÃO- BY NACIONAL



quarta-feira, 29 de abril de 2009

Globalização: Períodos, Desequilíbrios e Perspectivas








SINOPSE


Baseado em fatos reais, passados durante a Segunda Guerra Mundial, o filme descreve a ação de um grupo de oficiais que planeja assassinar Hitler. O momento adequado é em 20 de Julho de 1944, quando Hitler faz discurso durante uma conferência. Um de seus oficiais, o coronel Claus von Stauffenberg (Cruise), sai do local na surdina deixando ali uma bomba. Refilmagem de "Operação Valkiria", produção alemã feita em 2004 para a televisão.

terça-feira, 28 de abril de 2009

DICAS DE HOJE ( FILMES)

APRENDA UM POUCO COM A FICÇÃO: TOTALITARISMO

V de Vingança
Em uma Inglaterra totalitária, uma jovem é salva por um homem mascarado, que lidera uma revolução para trazer justiça e liberdade ao país. Com Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea, John Hurt e Stephen Fry.

Ficha TécnicaTítulo Original: V for Vendetta Gênero: Ficção CientíficaTempo de Duração: 132 minutos Ano de Lançamento (EUA / Alemanha): 2006Site Oficial: http://www.vdevinganca.com.br/Estúdio: Warner Bros. / Silver Pictures / Anarchos Productions Inc. / Virtual StudiosDistribuição: Warner Bros. Direção: James McTeigue Roteiro: Andy Wachowski e Larry Wachowski, baseado nos personagens criados por David Lloyd e Alan Moore Produção: Grant Hill, Joel Silver, Andy Wachowski e Larry Wachowski Música: Dario Marianelli Fotografia: Adrian Biddle Desenho de Produção: Owen Paterson Direção de Arte: Marco Bittner Rosser, Stephan O. Gessler, Sarah Horton e Sebastian T. Krawinkel Figurino: Sammy Sheldon Edição: Martin Walsh Efeitos Especiais: Baseblack / Cinesite Ltd. / Double Negative ElencoNatalie Portman (Evey Hammond)Hugo Weaving (V)Stephen Rea (Finch)John Hurt (Sutler)Roger Allam (Prothero)Clive Ashborn (Guy Fawkes)Sinéad Cusack (Dra. Delia Surridge)Nicolas de Pruyssenaere (Marshal)Stephen Fry (Gordon Deitrich)Selina Giles (Mãe de Evey)Rupert Graves (Dominic)Ben Miles (Dascomb)Tim Pigott-Smith (Creedy)Cosima Shaw (Patricia)John Standing (Bispo Lilliman)Natasha Wightman (Valerie) SinopseEm uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.




VEJA ESTE VIDEO QUE FALA UM POUCO DO FASCISMO E NAZISMO

TOTALITARISMO




O TOTALITARISMO
Entende-se por Totalitarismo o tipo de Estado, difundido na Europa entre as duas grandes guerras mundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas, culturais e religiosas. A direção do aparelho estatal está a cargo de um único partido político ou de um chefe.
Os fatores que propiciaram a formação deste Estado foram o final da Primeira Guerra Mundial e a conseqüente crise política, econômica e social dos países europeus; a crise mundial de 1929; o avanço das idéias socialistas e a experiência.


A CRISE MUNDIAL DE 1929.


Durante a Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos da América tiveram um enorme crescimento econômico, tornando-se uma grande potência mundial. Este crescimento econômico norte-americano gerou uma forte onde de otimismo na sociedade, à qual passou a ser caracterizada pelo consumismo.
No entanto, esta euforia de consumo será interrompida – em virtude dos progressos técnicos e a conseqüente onda de desemprego. A seguir os principais fatores da crise de 1929 nos Estados Unidos da América



- a diminuição do consumo, em razão da diferença entre o aumento dos salários ser menor
que o aumento da produção, gerando uma diminuição do consumo e a falência de várias indústrias;
- a superprodução agrícola, devido ao processo de evolução tecnológica no campo e pela recuperação da agricultura européia, após a Primeira Guerra. Tais fatores provocaram um excedente da produção agrícola;



- o crack da bolsa de Nova Iorque, decorrente da euforia de otimismo no crescimento industrial norte-americano, as ações de muitas empresas – negociadas na bolsa – estavam supervalorizadas, bem maior que o real capital da empresa. Com o início das falências, muitos acionistas procuraram vender suas ações, provocando uma brutal queda em seus valores. No dia 24 de outubro de 1929 – Quinta-feira Negra - a bolsa de valores de Nova Iorque conheceu sua maior baixa, sendo o estopim para uma das maiores crises capitalistas de toda história, iniciando-se a chamada Grande Depressão.



Para solucionar os graves problemas econômicos e sociais, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, elaborou um plano de intervenção do estado na economia, conhecido como New Deal.
O plano estimulava a economia, através de grande obras públicas e por um conjunto de mecanismos sociais, que ampliaram o poder compra dos norte-americanos. Os efeitos da crise norte-americana foram mundiais, em razão da forte dependência econômica das demais nações. A diminuição das exportações e importações para com os Estados Unidos trouxe uma onda desempregos e falências aos outros países. Esta crise econômica e social, somada aos efeitos da Primeira Guerra, fortaleceram as idéias socialistas e o avanço do movimento operário, bem como dos Partidos Comunistas.
Para conter o avanço da esquerda, as forças de direita passam a se organizar, surgindo assim as idéias contra-revolucionárias. O primeiro país a conhecer um regime totalitário foi a Itália – antes da crise de 1929.


O FASCISMO ITALIANO
As origens do fascismo italiano estão na inflação, no enorme desemprego e no nacionalismo exaltado – surgidos após a Primeira Guerra Mundial.
A grande crise econômica da Itália pós-guerra fez desenvolver o Partido Socialista, porta voz da classe trabalhadora, que passa a liderar os movimentos, impondo uma série de greves, acentuando a crise.

E neste contexto que Benito Mussolini funda o Partido Fascista e monta as Esquadras – tropas de choque do partido que utilizavam da violência contra seus adversários. O fascismo será fortalecido pelo apóio da classe média e da grande burguesia – temerosos da agitação social pelo qual passava o país.
O acesso ao poder deu-se em outubro de 1922, após uma exibição de força dos “camisas negras” (militantes fascistas) – a chamada Marcha sobre Roma.


Realizações do fascismo italiano:

Assinatura do Tratado de Latrão ( 1929 ) – acordo entre o Estado e a Igreja Católica resolvendo o problema – originado na unificação italiana – da Questão Romana e criando o Vaticano – território sob autoridade do papado. Ficou estabelecido que o ensino da religião católica seria obrigatório nas escolas públicas.
Organização de um Estado corporativo, onde todos os profissionais do mesmo ramo estavam em uma mesma corporação – patrões e empregados, procurando acabar com as lutas de classes.

O Estado passou a ser o mediador da questão social (capital x trabalho), proibindo as greves e criando uma legislação trabalhista. O Estado patrocinou a construção de grandes obras públicas, investimentos na área industrial – setor automobilístico, construção naval, hidroelétricas etc...

O Nazismo alemão.

As origens do nazismo alemão encontram-se, primeiramente, com o final da Primeira Guerra Mundial, responsável por uma grave crise política, econômica e social. Estas crises serão acentuadas após a assinatura do Tratado de Versalhes – impondo uma pesada indenização e perdas territoriais. Estas crises provocaram agitações sociais e o avanço das idéias socialistas.
Procurando conter tal avanço foi fundado, aos moldes do fascismo italiano, o Partido nacional -socialista dos Trabalhadores Alemães – o Partido Nazista. A direção do partido ficou a cargo de
Adolf Hitler. Este, em seu livro Mein Kampf (Minha luta), sistematizou os principios fundamentais da ideologia nazista: anticomunismo, nacionalismo exacerbado, contra o Tratado de Versalhes, o Estado totalitário, a superioridade da raça ariana e a teoria do espaço vital ( necessidade de ampliação do território para desenvolvimento da raça ariana ).
Em novembro de 1923 os nazistas tentaram um golpe de Estado- o Putsch de Munique. A
tentativa foi fracassada sendo alguns líderes presos, entre eles Hitler.


A chegada ao poder
A ascensão dos nazistas está relacionada com o agravamento da crise econômica na Alemanha, em decorrência dos reflexos da crise mundial de 1929, ampliando o desemprego, a inflação e a miséria da população. Nas eleições de 1932 o Partido Nazista ficou muito fortalecido – conquistando 280 cadeiras. Seus adeptos cresciam cada vez mais, tendo as SA (tropas de choques ) e as SS ( tropas de assalto ) como organizações de combate aos adversários. No mesmo ano, Hitler era nomeado chanceler.
No ano de 1933, após o incêndio do Reichstag ( parlamento ), os nazistas implantaram a ditadura nazista: dissolução dos sindicatos, estabelecimento da censura aos meios de comunicação, extinção de todos os partidos políticos- exceto o Partido Nazista, e início do terror – perseguições aos judeus e outras minorias.
Em 1934, com a morte do presidente Hindenburg, Hitler acumulou as funções de chanceler e
de presidente – decisão que foi confirmada por um plebiscito. Foi fundado assim o III Reich
alemão.

Realizações do nazismo
A criação de um Estado fortemente intervencionista favoreceu a eliminação do desemprego e
patrocinou o desenvolvimento industrial – principalmente a indústria bélica. Foram criados campos de concentração, destinados aos comunistas, socialistas, liberais e judeus.

Os aspectos do nazi-fascismo.

Pode-se identificar características comuns a estes dois regimes:
Nacionalismo exacerbado, totalitarismo, corporativismo, militarismo, anticomunismo, expansionismo territorial.
A ideologia nazista apregoava ainda a superioridade da raça ariana, destinada a se impor às raças inferiores, como os judeus, os negros, os latinos etc...
A consolidação dos regimes totalitários – com suas idéias nacionalistas e militares – desenvolveu sentimentos imperialistas sendo responsáveis, entre outras coisas, pela Segunda
Guerra Mundial.


EXERCÍCIOS
1) (UNITAU) – O nazismo e o fascismo surgiram:
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo
forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização
surgida após a Primeira Guerra Mundial;
b) da esperança de conseguir estabilidade com a união das “doutrinas liberais” de tendências
individualistas;
c) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos
populares;
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos
sindicatos socialistas;
e) do coletivismo pregado pelos marxistas.


2) (FUVEST) – A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:
a) pelas mãos do Exército alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo
Tratado de Versalhes;
b) através de uma ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido
Nazista;
c) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
d) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizão
governamental;
e) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini
sobre Roma.

3) (UFSC) – Os regimes totalitários, que polarizaram a política européia no período entreguerras
(1919-1939), apresentam muitos aspectos comuns, conservando cada um suas
peculiaridades.
Assinale os aspectos que caracterizam o nazismo.
01) Ocorreu na Alemanha
02) Racismo
04) Anti-semitismo
08) Internacionalismo
16) Antimarxismo
32) Ocorreu na Itália

4) (PucCamp) – uma das leis baixadas por Mussolini dizia o seguinte: “...nenhuma questão
será incluída na ordem do dia no Parlamento sem a ordem do chefe de Estado”. Assim, o
Parlamento:
a) adquiriu o poder moderador entre os interesses da população e do poder executivo;
b) passou a representar o equilíbrio das forças nacionalistas e internacionalistas;