quinta-feira, 8 de abril de 2010

CORREÇÃO AOS ALUNOS DOS 8 ANOS

CORREÇÃO AOS ALUNOS DOS 8 ANOS (A e B) DOS EXERCÍCIOS



m 1973, o ex-Beatle John Lennon escreveu uma canção de protesto intitulada "A sorte dos Irlandeses", que se refere a um conflito que dura até hoje:

"Se você tivesse a sorte dos irlandeses,
Você se lamentaria e ia querer estar morto.
Você devia ter a sorte dos irlandeses
E aí você ia querer ser inglês!"

"If you had the luck of the Irish,
You'd be sorry and wish you were dead.
You should have the luck of the Irish
And you'd wish you was English instead!"

a) Identifique o conflito ao qual a canção se refere.
Questão da Irlanda, atualmente centrada na Irlanda do Norte.

b) Quais suas características político-religiosas?
Característica política: a Irlanda do Norte permanece vinculada à Inglaterra, como parte integrante do Reino Unido. Característica religiosa: na Irlanda do Norte, a minoria católica sofre discriminação política, econômica e social em face da maioria protestante. Daí a existência de um movimento em prol da separação da Irlanda do Norte em relação à Grã-Bretanha, visando uní-Ia ao Estado do Eire (ou República da Irlanda), independente e católico.
_____________________________________________________________________________________

c) Explique por que existe uma relação entre este conflito e o líder da revolução inglesa Oliver Cromwell.
No século XVII, o líder puritano inglês Oliver Cromwell desencadeou uma violenta perseguição aos católicos irlandeses, confiscando a maior parte de suas terras, lançando-os na miséria e suprimindo seus direitos civis. Data dessa época a hostilidade entre os irlandeses católicos e os protestantes de origem britânica que Cromwell instalou nas terras tomadas aos primeiros.

_____________________________________________________________________________________

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ABUSOS AO REDOR DO MUNDO




Em 2001, um grupo militante chamado Lashkar-e-Jabar exigiu que as mulheres muçulmanas da Caxemira usassem burcas - vestimenta que as cobre dos pés à cabeça -, sob o risco de serem atacadas. Os homens jogaram ácido no rosto de duas mulheres que não se cobriram em público.

O grupo também exigiu que as mulheres hindu e sikh adotassem vestimentas padronizadas: defendiam que as mulheres hindu deveriam usar o bindi - tradicional ponto colorido - na testa, e as mulheres sikh deveriam cobrir suas cabeças com um pano cor de açafrão.


Infanticídio feminino

A política do filho único, na China, fez aumentar o desdém por crianças do sexo feminino: aborto, negligência, abandono e infanticídio (assassinato de crianças) são alguns crimes que atingem estas crianças. O resultado deste planejamento familiar foi uma média de 114 homens para cada 100 mulheres, entre crianças de 0 (recém-nascidas) a 4 anos de idade. Normalmente, a taxa é de 105 homens para cada 100 mulheres.

Da mesma forma, o número de meninas que nascem e sobrevivem na Índia é significativamente menor se comparado com o número de meninos, devido ao número desproporcional de fetos do sexo feminino que estão sendo abortados e meninas que são negligenciadas e deixadas para morrer. A média normal de nascimentos é de 950 meninas para cada 1000 meninos. No entanto, em algumas regiões, esta média cai para 300.

Subjugação sexual



Muitos países criminalizam o sexo antes do casamento. No Marrocos, as penas para violação do código penal, no que tange a esta questão, incorrem bem mais em mulheres do que em homens. Mulheres solteiras grávidas, em particular, sofrem com a perseguição.

O código penal marroquino também considera o estupro de uma virgem como uma circunstância agravante de agressão. A mensagem é clara: o grau de punição do agressor é determinada pela experiência sexual da vítima.

Sequestro de noivas


O sequestro de noivas é uma prática comum no Quirguistão e Turcomenistão. Quando é hora de se casar no Quirguistão, o homem ou sua família escolhem uma mulher, que será sequestrada. O noivo, seus parentes e amigos a levam para a casa da família, onde as mulheres mais velhas tentam convencer a mulher sequestrada a aceitar o casamento. Algumas famílias mantém a mulher refém durante vários dias para fazê-la ceder.

Na Etiópia e Ruanda, o processo tem requintes de brutalidade, pois o homem, além de sequestrar a mulher, também a estupra. A família da noiva é obrigada a consentir com a união, principalmente quando o noivo engravida a mulher, uma vez que ninguém mais se casaria com uma mulher grávida.

Morte por honra


Morte por honra é uma forma de punição cometida contra uma mulher que se julga ter desonrado os membros de sua família. Geralmente, as vítimas são mulheres que: recusam um casamento arranjado; são vítimas de um abuso sexual; buscam o divórcio; cometem adultério; ou praticam sexo fora do casamento.

A UNICEF relatou que, na Índia, mais de 5000 noivas são mortas anualmente porque seus dotes de casamento são considerados insuficientes. A partir de 2004, crimes por honra ocorreram em vários países, como Albânia, Bangladesh, Brasil, Canadá, Dinamarca, Equador, Alemanha, Índia, Iraque, Israel, da Itália, Paquistão, Arábia Saudita, Suécia, Uganda, Reino Unido e Estados Unidos.

Queimadura



Queimadura é uma forma de violência doméstica praticada em partes da Índia, Paquistão, Bangladesh e outros países localizados no ou ao redor do subcontinente indiano. O ato é praticado da seguinte maneira: um homem, ou sua família, jogam querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis na esposa. Depois, ateiam fogo, levando a mulher à morte ou lesões permanentes.

Ataques com ácido


Ataques ácidos são uma forma de violência que ocorrem principalmente no Afeganistão. Perpetradores desses ataques jogam ácido em suas vítimas (normalmente em seus rostos), queimando-as. As conseqüências incluem cicatrizes permanentes no rosto e no corpo, assim como cegueira.

Mutilação genital feminina


A mutilação genital feminina se refere a todos os procedimentos de remoção parcial ou total dos órgãos genitais femininos externos, assim como outras formas de lesão, quer por razões culturais, religiosas, ou mesmo por razões terapêuticas.

Estas formas de mutilação aparecem no mundo todo, mas são mais comuns em regiões da África. Geralmente, ocorre entre os 4 e 8 anos de idade, mas pode ocorrer em qualquer idade desde a infância até a adolescência. O procedimento, quando realizado sem anestesia, pode levar à morte por choque, devido à imensa dor, ou por sangramento excessivo.

Tráfico de mulheres




Desde a queda da cortina de ferro, os países pobres do antigo bloco oriental, como a Albânia, Moldávia, Roménia, Bulgária, Belarus e Ucrânia têm sido identificados como principal origem do tráfico de mulheres e crianças. As meninas são freqüentemente atraídas para os países ricos pela promessa de dinheiro e trabalho e, em seguida, reduzidas à escravidão sexual.

Estima-se que 2/3 das mulheres traficadas para prostituição, anualmente, vêm da Europa Oriental, sendo que 3/4 delas nunca trabalhou como prostituta antes. Os principais destinos são Europa Ocidental (Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Reino Unido e Grécia), o Oriente Médio (Turquia, Israel, Emirados Árabes Unidos), Ásia, Rússia e Estados Unidos.

Servidão ritual




Em algumas partes de Gana, uma família pode ser punida por um delito tendo que entregar uma mulher virgem para servir como escrava sexual dentro da família ofendida. Neste sistema de escravidão, sob forma de servidão ritual, meninas virgens são dadas como escravas em templos tradicionais e usadas sexualmente por sacerdotes.


FONTE : http://www.historiadigital.org/2010/03/10-abusos-sofridos-pela-mulher-ao-redor.html

filmes com erros históricos absurdos

300
300 é um filme de 2007, dirigido por Zack Snyder. Em 480 a.C., o Imperador da Pérsia, Xerxes, envia seu exército para conquistar a Grécia. No entanto, a cidade grega de Esparta tem os melhores guerreiros de sua época e 300 deles estão escalados para lutarem contra os persas. Compre o filme aqui.

Erros Históricos:

- É pouco provável que o imperador persa Xerxes usasse vestimentas e adereços tão caricatos como mostra o filme.
- O conselho espartano era composto por membros com mais de sessenta anos de idade. O filme mostra membros mais jovens, como Theron, na faixa dos trinta e poucos anos.
- Os soldados de Esparta usavam armaduras de bronze reforçadas, e não apenas tiras de couro, como aparece no filme.
- Ao invés de apenas 300 guerreiros espartanos, como mostra o filme, os historiadores dizem que mais de 1000 soldados se juntaram ao grupo para enfrentar os persas.

Apocalypto

Apocalypto é um filme de 2006, dirigido por Mel Gibson. Durante o declínio do Império Maia, pouco antes da colonização européia na América Central, um pequeno grupo que vive na floresta tropical é dizimado e capturado. Jaguar Paw é um dos capturados que tenta a todo custo defender sua família dos violentos ataques. Compre o filme aqui.

Erros Históricos:

- Os Maias faziam sacrifícios humanos. Porém, somente os mais fortes guerreiros capturados em batalha eram sacrificados. Além disso, o sacrifício não era uma homenagem ao deus-sol Kulkulkan, como mostra o filme.
- Os conquistadores europeus, que aparecem no fim do filme como "salvadores da pátria", na verdade trouxeram doenças que dizimaram grande parte da população indígena.
Elizabeth: A Era de Ouro

Elizabeth: A Era de Ouro é um filme de 2007, dirigido por Shekar Khapur. Inglaterra, 1585. Elizabeth I está quase há três décadas no comando da Inglaterra, mas ainda precisa lidar com a possibilidade de traição em sua própria família. Simultaneamente a Europa passa por uma fase de catolicismo fundamentalista, que tem como testa-de-ferro o rei Felipe II, da Espanha. Compre o filme aqui.

Erros Históricos:

- Em 1585, a rainha Elizabeth tinha 52 anos de idade. A atriz que a interpretou, Cate Blanchet, tinha apenas 36 anos.
- Ivan, o Terrível não poderia ter cortejado a rainha Elizabeth em 1585, pois havia falecido em 1584.

O Patriota
O Patriota é um filme de 2000, dirigido por Roland Emmerich. Desde o término da guerra, Benjamin Martin renunciou à luta, vivendo em paz com sua família. Quando os ingleses levam a guerra da independência americana para dentro de sua casa, Benjamin não vê outra saída a não ser pegar em armas novamente. Compre o filme aqui.

Erros Históricos:

- O soldado Francis Marion inspirou o personagem Benjamin Martin. Mas ele não era um homem de família como mostra o filme. Ele foi um proprietário de escravos que só se casou ao final da guerra.
- Historiadores também dizem que Francis Marion perseguia e matava índios Cherokee.
- O filme mostra a vitória dos revolucionários sobre os britânicos, na Batalha de Guilford Court House. Na verdade, os britânicos saíram vitoriosos desta batalha.


FONTE: http://www.historiadigital.org/2010/03/15-filmes-com-erros-historicos-absurdos.html

CONQUISTAS...


No Brasil
conquistas históricas das mulheres.


- 1822: A arquiduquesa da Áustria e imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina Josefa Carolina, exerce a regência, na ausência de D. Pedro I, que se encontrava em São Paulo. A imperatriz envia-lhe uma carta, juntamente com outra de José Bonifácio, além de comentários a Portugal criticando a atuação do marido e de dom João VI. Ela exige que D. Pedro proclame a independência do Brasil e, na carta, adverte: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".

- 1827: Surge a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que freqüentassem as escolas elementares; as instituições de ensino mais adiantado eram proibidas a elas.

- 1879: As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior; mas as que seguiam este caminho eram criticadas pela sociedade.

- 1885: A compositora e pianista Chiquinha Gonzaga estréia como maestrina, ao reger a opereta "A Corte na Roça". É a primeira mulher no Brasil a estar à frente de uma orquestra. Precursora do chorinho, Chiquinha compôs mais de duas mil canções populares, entre elas, a primeira marcha carnavalesca do país: "Ô Abre Alas". Escreveu ainda 77 peças teatrais.

- 1887: Formou-se a primeira médica no Brasil: Rita Lobato Velho. As pioneiras tiveram muitas dificuldades em se afirmar profissionalmente e algumas foram ridicularizadas.
_____________________________________________________________________________________

- 1917: A professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910, lidera uma passeata exigindo a extensão do voto às mulheres.

- 1927: O Governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, consegue uma alteração da lei eleitoral dando o direito de voto às mulheres. O primeiro voto feminino no Brasil - e na América Latina! - foi em 25 de novembro, no Rio Grande do Norte. Quinze mulheres votaram, mas seus votos foram anulados no ano seguinte. No entanto, foi eleita a primeira prefeita da História do Brasil: Alzira Soriano de Souza, no município de Lages - RN.

- 1932: Getúlio Vargas promulga o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras. A primeira atleta brasileira a participar de uma Olimpíada, a nadadora Maria Lenk, de 17 anos, embarca para Los Angeles. É a única mulher da delegação olímpica.

- 1933: Nas eleições para a Assembléia Constituinte, são eleitos 214 deputados e uma única mulher: a paulista Carlota Pereira de Queiroz.

- 1937/1945: O Estado Novo criou o Decreto 3199 que proibia às mulheres a prática dos esportes que considerava incompatíveis com as condições femininas tais como: "luta de qualquer natureza, futebol de salão, futebol de praia, pólo, pólo aquático, halterofilismo e beisebol". O Decreto só foi regulamentado em 1965.
- 1948: Depois de 12 anos sem a presença feminina, a delegação brasileira olímpica segue para Londres com 11 mulheres e 68 homens.

- 1960: Grande tenista brasileira, a paulista Maria Esther Andion Bueno torna-se a primeira mulher a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open). Conquistou, no total, 589 títulos em sua carreira.

- 1979: Eunice Michilles, então representante do PSD/AM, torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Senadora, por falecimento do titular da vaga. A equipe feminina de judô inscreve-se com nomes de homens no campeonato sul-americano da Argentina. Esse fato motivaria a revogação do Decreto 3.199.

- 1980: Recomendada a criação de centros de autodefesa, para coibir a violência contra a mulher. Surge o lema: "Quem ama não mata".

- 1983: Surgem os primeiros conselhos estaduais da condição feminina (MG e SP), para traçar políticas públicas para as mulheres. O Ministério da Saúde cria o PAISM - Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em resposta à forte mobilização dos movimentos feministas, baseando sua assistência nos princípios da integralidade do corpo, da mente e da sexualidade de cada mulher.

1985: Surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher - DEAM (SP) e muitas são implantadas em outros estados brasileiros. Ainda neste ano, com a Nova República, a Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei que criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. É criado o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), em lugar do antigo Fundo de Contribuições Voluntárias das Nações Unidas para a Década da Mulher.

- 1988: Através do lobby do batom, liderado por feministas e pelas 26 deputadas federais constituintes, as mulheres obtêm importantes avanços na Constituição Federal, garantindo igualdade a direitos e obrigações entre homens e mulheres perante a lei.

- 1990: Eleita a primeira mulher para o cargo de senadora: Júnia Marise, do PDT/MG. Zélia Cardoso de Mello é a primeira ministra do Brasil. Ela assume a pasta da Economia no governo de Fernando Collor (1990-92).

- 1993: Assassinada Edméia da Silva Euzébia, líder das Mães de Acari, o grupo de nove mães que ainda hoje procuram seus filhos, 11 jovens da Favela de Acari (RJ), seqüestrados e desaparecidos em 1990. Ocorre, em Viena, a Conferência Mundial de Direitos Humanos. Os direitos das mulheres e a questão da violência contra o gênero recebem destaque, gerando assim a Declaração sobre a eliminação da violência contra a mulher.

- 1994: Roseana Sarney é a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro: o Maranhão. Foi reeleita em 1998.
1996: O Congresso Nacional inclui o sistema de cotas, na Legislação Eleitoral, obrigando os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais.

- 1996: A escritora Nélida Piñon é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras. Exerce o cargo até 1997 e é membro da ABL desde 1990.

- 1997: As mulheres já ocupam 7% das cadeiras da Câmara dos Deputados; 7,4% do Senado Federal; 6% das prefeituras brasileiras (302). O índice de vereadoras eleitas aumentou de 5,5%, em 92, para 12%, em 96.

- 1998: A senadora Benedita da Silva é a primeira mulher a presidir a sessão do Congresso Nacional.

- 2003: Marina Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT) do Acre, reeleita senadora com o triplo dos votos do mandato anterior, assume o Ministério do Meio Ambiente do governo Lula.

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE UMA NOVA REVOLUÇÃO






NO COMEÇO.....



TEMPOS DEPOIS... RETRATOS DE UMA REVOLUÇÃO

Revolução Industrial

Revolução Industrial.

Conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais que assinalaram a plena configuração do sistema capitalista (ou modo de produção capitalista).

ETAPAS DO MODO DE PRODUÇÃO:
1ª – Artesanato: forma mais simples de produção industrial. O artesão fazia tudo sozinho.
2ª – Manufatura: caracteriza-se pela divisão de tarefas. Cada pessoa executa uma parte do trabalho, sendo que todas as operações essenciais eram feitas à mão com ajuda de ferramentas manuais.
3ª – Mecanização: forma mais complexa de produção industrial. Consiste na utilização das máquinas em substituição às ferramentas e ao próprio trabalho do homem.

CAUSAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:
a)Expansão do comércio: acumulação de capital nas mãos da burguesia;
b)Crescimento do mercado consumidor: exigências de novos produtos;
c)Abolição das restrições impostas pelo mercantilismo e abandono das práticas absolutistas de governo;
d)Novas descobertas.

1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1780 – 1850)
• Revolução do carvão e ferro;
• Desenvolvimento do capitalismo industrial/ liberal;
• Liberdade de comércio e produção;
• Livre concorrência e livre iniciativa.
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1850 – 1914)
• Revolução do aço e da eletricidade;
• Capitalismo monopolista;
• Grandes monopólios.
PIONEIRISMO INGLÊS:
Causas:
• Acumulação de capital;
• Mão-de-obra abundante e disponível;
• Supremacia naval
• Monarquia Parlamentar;
• Liberalismo político e econômico;
• Posição geográfica;
• Inovações técnicas.

CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:
• Utilização constante da máquina;
• Divisão do trabalho;
• Aumento de produção;
• Crescimento da urbanização e despovoamento dos campos;
• Ruína dos artesãos;
• Surgimento de novas classes: Burguesia industrial e proletariado;
• Expansão do colonialismo;
• Evolução dos meios de transporte e das comunicações;
• Expansão do capitalismo por toda Europa e suas colônias.

RELAÇÕES DE PRODUÇÃO NO CAPITALISMO INDUSTRIAL:

MÁQUINAS
INSTALAÇÕES EMPRESÁRIO BURGUESIA LIBERALISMO
FÁBRICAS
TERRAS

FORÇA DE TRABALHO TRABALHADOR PROLETÁRIO SOCIALISMO


Movimentos de trabalhadores.
• Ludismo: destruição das máquinas, pelos trabalhadores, introduzidas na indústria fabril. Os trabalhadores acreditavam que as máquinas eram responsáveis pela sua miséria, exploração e desemprego.
• Cartismo: movimento derivado da Carta do Povo, documento onde os trabalhadores reivindicavam, dentre outras coisas, redução de jornada de trabalho, sufrágio universal masculino, voto secreto e eleições anuais. Uma das principiais conseqüências desse movimento foi o surgimento das associações de trabalhadores que deram origem aos sindicatos modernos.

Fonte:
Livro didático Construindo Conciências.
Editora Scipione.