domingo, 27 de novembro de 2011

BOM TRABALHO SOBRE RACISMO , NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O COMENTÁRIO PARA VER SE DEU CERTO

trabalhei com os alunos também o vídeo QUANTO VALE OU E POR QUILO,
MUITO BOM. VOCÊ DEVE ENCONTRAR NO DOMÍNIO PÚBLICO

OUTROS















VIDEOS PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA

VOCÊ SABIA?

MAIOR ACESSO A UNIVERSIDADE...

Entre as pessoas jovens de 18 a 24 anos, 46,4% dos brancos e brancas estão frequentando curso superior, enquanto somente 14,1% da juventude negra está na mesma situação
Pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo mostrou que grande parte dos brasileiros - 87% - admite que há discriminação racial no país, mas apenas 4% da população se considera racista

Image

RECORTE QUE VOCÊ PODE UTILIZAR EM SUA AULA


NEGRAS E ADOLESCENTES SÃO AS QUE MAIS PEREGRINAM PARA DAR À LUZ...De acordo com uma pesquisa da Fiocruz, concluída em 2001, mas ainda inédita, em 47 maternidades (22 públicas e conveniadas ao Sistema Único de Saúde, inclusive militares, e 25 particulares), um terço das adolescentes não consegue atendimento na primeira tentativa. Elas têm 63% mais chance de peregrinar para ter um filho do que as mulheres com
mais de 35 anos. Ou seja, quanto mais nova a gestante, maior a dificuldade para encontrar um leito para realizar o parto. A situação é ainda pior para as negras. No Rio, 30% das mulheres negras peregrinam para fazer seus partos, enquanto entre as brancas esse índice cai para 18%.
Fonte: O Estado de São Paulo

PLANO DE AULA

O plano de aula depende muito de qual ano você esta atuando, neste caso vou privilegiar o 9 ano , mas o plano pode ser adequando a qualquer série.
1º PARTE
1. distribua texto com questões relevantes tipo gênero, raça , preconceito ( existe sites Ótimos para retirar texto como o da Unicamp , domínio publico)
2. promova um debate com os alunos
3.trabalhe com dicionário , caso surja duvidas sobre algumas palavras. Você pode até pedir que os alunos faça uma lista de palavras que eles não tem conhecimento.

2º PARTE
1. Traga jornais revista, para recortes e até mesmo para que os alunos, tem consciência do que seta acontecendo em sua volta, que o preconceito exite e muitas vezes e velado.
2. Só depois disso passe para eles o videos que vou postar
3. Depois desse vídeo você pode pedir para os alunos desde parodias, teatro , produção de texto fica a seu critério. Acredite saia muita coisa legal.
Página 3


SITES PARA OS TEXTOS:
http://www.recantodasletras.com.br/resenhas/95273
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-77012004000100001&script=sci_arttext
http://www.fundaj.gov.br/tpd/147.html
http://educacao.uol.com.br/filosofia/preconceito-a-etica-e-os-estereotipos-irracionais.jhtm

TEMAS QUE VOCÊ PODE TRABALHAR DENTRO DO CBC

Eixo Temático I - Histórias de Vida, Diversidade Populacional e Migrações

Tema 1 – Histórias de Vida, Diversidade Populacional (étnica, cultural, regional e social) e Migrações Locais, Regionais e Intercontinentais
Sub-Tema 2 – Transformações Econômicas, Diversidade Populacional e Colonização Portuguesa no Brasil
ixo Temático II - Construção do Brasil: Território, Estado e Nação

Tema 1 – O Estado Brasileiro e a Nação: monarquia X república.
ema 2 – Brasil, Nação Republicana

Sub-Tema 1 – A "República de Poucos": a República Velha e a dominação oligárquico-federalista
tema 2 – A República Democrático-Populista (1945-1964): avanços e recuos da cidadania
Tema 4 – Estado e Cidadania no Brasil Atual: a República Democrática e o neoliberalismo (1985 aos dias atuais)

Sub-Tema 1 – Estado, Economia e Sociedade: o papel do Estado na organização econômica, a abertura do mercado e os direitos sociais.

Consciência Negra

Trabalhar Consciência Negra com os aluno é sempre difícil , mesmo porque muitas Universidades até pouco tempo se quer tinha Cultura Africana em suas grades de horário.
Ainda bem que isso mudou penso eu. Mas temos muito que aprender e tomar muito cuidado o que passamos para nossos aluno. Ao meu ver esse é um assunto que tem que ser trabalhado durante todo ano, lembras que o racismo não está só na questão da pele.
Ai vai um Plano de aula para quem pensa em trabalhar a questão racismo ou Consciência Negra.